Você pode escolher entre um seguro e um plano de saúde.
As seguradoras especializadas em saúde oferecem atendimento médico-hospitalar com ou sem odontologia.
O seguro saúde permite, obrigatoriamente, livre escolha do prestador de serviços, com opção para atendimento pela rede referenciada.
O segurado que exerce a opção de livre escolha recebe reembolso das despesas até o limite previsto no contrato. Porém, quando recorre à rede referenciada, não paga nada. As operadoras de planos de saúde, por sua vez, oferecem atendimento médico-hospitalar e odontológico geralmente na rede própria ou credenciada, exceto em casos de urgência e emergência fora da região de atendimento do plano.
CORRETOR - Parceiro muito importante, o corretor de seguro é a pessoa mais indicada a lhe atender e personalizar o seguro de acordo com a sua necessidade.
Qual é a diferença entre seguro e plano de saúde?
Para fins de fiscalização pela ANS, o seguro saúde é tratado como um plano privado de assistência à saúde, conforme a Lei nº 10.185, de 2001.
Para fins práticos, porém, existe uma grande diferença entre seguro e plano de saúde: é o reembolso das despesas médico-hospitalares.
No seguro saúde, o reembolso é a regra, possibilitando livre escolha de médicos e hospitais.
Nos demais planos de saúde, o reembolso é excepcional, sendo pouco comum e muitas vezes restrito a planos adquiridos apenas pelas classes de renda mais alta.